Pages

Ads 468x60px

Textos: Ana Claudia Piacente. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Uma Segunda Chance - Livro


Sinopse: "Adam March teve uma infância sofrida. Abandonado pelo pai e pela irmã antes de completar 6 anos, ele cresceu sozinho e, com muito esforço, construiu uma brilhante trajetória pessoal e profissional. Aos 46 anos, era um empresário rico, bem-sucedido e com planos ambiciosos.

Um dia, porém, seu passado volta para assombrá-lo de forma inesperada. Adam comete um erro e esse gesto impensado o faz perder tudo o que conquistara com tanto esforço – a carreira promissora, o casamento estável, o respeito nos círculos sociais.

Agora, morando sozinho num bairro pobre, entregue à solidão e ao álcool, Adam passa os dias servindo comida em um abrigo para os sem-teto. Sua nova realidade o leva a refletir sobre as escolhas que fez e o preço que teve de pagar por se transformar num homem arrogante e preconceituoso.


É nessas circunstâncias que conhece Chance, um cão de briga que, assim como Adam, fora endurecido pela vida. Cansado de ter que lutar na arena para receber comida, o pit bull consegue escapar e, pela primeira vez, se vê livre.


Quis o destino que essas duas criaturas perdidas se encontrassem. Juntos, Adam e Chance vão descobrir o poder da confiança, da amizade e do amor. Por meio da improvável relação que nasce entre eles, ambos recebem uma segunda chance. O cão tem a oportunidade de continuar vivo e Adam, de recuperar sua humanidade.
"

----

Quando vi a capa do livro, já fiquei encantada.
A história em si é maravilhosa, com ensinamentos muito bons e o principal, ela consegue mesmo mexer com o leitor.
A história consegue fazer com que você queria estar ali, no meio de tudo aquilo, vivendo cada momento narrado e salvando a vida do Chance.

Porém, quando se trata de narração, tenho algumas críticas:

A primeira é que a autora Susan Wilson não decidiu se queria um narrador-personagem ou narrador-descritivo, porque a cada momento ela escrevia de uma maneira.

Eu entendi que era o cão quem fazia o narrador-personagem, porém quando voltava no assunto do Adam, a história ficava meio confusa.


Minha segunda crítica e mais importante é que ela enrola demais para chegar no auge da história. Enquanto "nada" acontece, o livro fica um pouco monótomo. E então, quando começa a ficar interessante e envolvente, ela corre com a narrativa parece que para "acabar logo" e deixa com que muitas cenas (que poderiam ser as melhores cenas) fiquem a desejar.


Como eu falei, a história é linda. Porém, eu acho que se tivesse sido escrito por outro autor (tipo aqueles que sabem mesmo detalhar uma cena, como J.K. Roling, John Grogan e Carlos Ruiz Zafón), com certeza o livro teria sido muito melhor.

De 0 a 10, minha nota é 7.

Mesmo com o defeito da narração, recomendo a todos.
É muito bom entender o outro lado dos cães de briga e ver que eles também amam, sentem e que não fazem nada daquilo porque querem.


Outro ensinamento é que até o coração mais duro pode ser amolecido por uma lambida de cachorro ;)

1 comentários:

♥MáH♥ disse...

Ai, me interessei mesmo assim.
Eu também adoro livros que trazem os animais como elemento principal.
Comprei " A arte de correr na chuva", que também é de um cachorro... depois te conto o que achei!

Bjinhus