Pages

Ads 468x60px

Textos: Ana Claudia Piacente. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Menino do Pijama Listrado

Sinopse: Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.

Confesso que é o filme mais difícil de descrever. Como explicar que é um filme emocionante, que te faz perceber a dura realidade do nazismo, mas ao mesmo tempo a inocência de uma criança? E como dizer que você vai precisar mesmo de lenços para esse filme, sem entregar a história?

Eu vou começar falando então que o filme foi além de todas as minhas expectativas e que cada cena mexeu comigo de uma maneira surpreendente.

A inocência de uma criança em plena Segunda Guerra Mundial, em que o próprio pai é um general nazista que "administra" um campo de concentração chega a ser estúpido, porém provido de muita realidade.

Afinal, como uma criança pode enxergar tanta maldade e tanto desespero se ela não vê as coisas dessa maneira?

É assim que Bruno, o personagem principal do filme age.
Ele é extremamente inocente e adora livros de aventuras. Ele só quer ter com quem brincar num lugar monótomo e nada mais.

Seu jeito curioso o leva a conhecer o Shmuel, um menino (judeu) de "pijama listrado" que está dentro do campo de concentração.
Sem saber exatamente o que está acontecendo dentro daquele lugar, Bruno se sente apenas feliz por ter conseguido um novo amigo.

A amizade nasce entre eles fazendo com que a inocência seja perdida enquanto a realidade vai vindo a tona.
Cada cena do filme então, te prende e faz você falar, brigar, gritar e até chorar junto com os personagens.

Baseado na obra de John Boyne, O Menino do Pijama Listrado tem tudo para te tocar de uma forma inesquecível.

0 comentários: