Pages

Ads 468x60px

Textos: Ana Claudia Piacente. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Livros: Jogos Vorazes - A Trilogia


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Só resolvi ler o livro depois que assisti o filme e fiquei encantada (e curiosa) com a história. Comecei a ler Jogos Vorazes e em um mês consegui terminar os três livros. Não sei que outra palavra utilizar para essa trilogia, além de INTENSA.

A história é sobre um país chamado Panem formada por treze distritos. Panem é comandada pela Capital e os distritos vivem na miséria, passando fome e necessidades. Para mostrar seu poder, a Capital criou o Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

A história começa quando Prim, irmã da Katniss, personagem principal do livro, é escolhida para participar dos Jogos. Katniss se oferece no lugar da sua irmã, que significa tudo pra ela. Peeta Mellark do distrito 12 também é escolhido para os Jogos. A partir daí, a história vai de todo o preparação para os Jogos até chegar na arena, onde as emoções da personagem ficam à flor da pele.

O primeiro livro é lindo, muito emocionante e com um leve romance surgindo no ar. Porém, é no segundo livro que a coisa fica realmente boa. Katniss e Peeta são os vencedores dos primeiros jogos. Depois dos Jogos, o presidente de Panem, Snow, faz de tudo para castigar Katniss pelo acontecido, já que o ato ocasionou uma série de rebeliões nos distritos. Todo o livro se baseia nas rebeliões e na maneira como Katniss e Peeta lidam com tudo isso.

Não vou contar mais nada porque a ideia não é colocar SPOILER, mas sim falar do quanto esse livro significou pra mim. Eu adoro a Katniss por ser uma menina batalhadora, corajosa, orgulhosa e muito especial, mas morro de raiva dela por não assumir ou não perceber seu amor por Peeta, meu personagem favorito. Peeta é padeiro, artista, um homem doce, carinhoso e muito sensível. Sou apaixonada por esse personagem que é tão maravilhoso.

Os livros são diferentes de tudo que já li, pois sempre gostei mais de romances. Porém a história é tão envolvente que faz você grudar no livro. É uma história de ação, aventura, ficção e sim, romance também. Não existe nenhuma parte que te deixa entediada. Muito pelo contrário, são emoções que não acabam nunca.

Apesar de eu ter começado a ler porque gostei do filme, quando fui rever o filme, fiquei um pouco desapontada. As melhores cenas do livro foram simplesmente excluídas do filme, além de que muitas partes não eram explicadas então quem não leu o livro não entendia muita coisa. O livro é 10 vezes melhor. Já o filme EM CHAMAS superou minhas expectativas. Ele ficou praticamente idêntico ao livro, sendo fiel à quase todas as cenas. Fiquei encantada tanto com o livro quanto com o filme.

E EM CHAMAS termina daquele jeito que te deixa desesperada pelo terceiro. Mas não se preocupem porque em novembro já poderemos conferir o A ESPERANÇA – PARTE 1. Pois é, vai ser dividido em duas partes, infelizmente. Mas mesmo assim, estou MUITO ansiosa para ver esse filme. Espero que também seja bem fiel ao livro.



Os últimos capítulos do terceiro livro me deixou um pouco chocada. Calma, não vou falar o final. Só gostaria de deixar claro aqui que a autora fez um final para a personagem muito dramático, pois a personagem sofre muito nos últimos capítulos e isso me deixou bem triste. Mas fiquei feliz que o desfecho foi do jeito que eu queria pelo menos :)

Posso dizer que os três livros foram sensacionais. E entram, é claro, para o meu TOP 5.

Recomendo a todos que adoram ler um bom livro que leiam este. E por favor, leiam primeiro e só depois assistam o filme, pois o livro é bem mais rico em detalhes e vale muito a pena!

Você vai se apaixonar pela Katniss, pelo Peeta, pela Prim, pelo Finnick, pelo Haymitch... ahh tem muitos personagens para você se apaixonar...rs. E prepara-se porque virão muitas lágrimas também!

Aproveitem a leitura! ;)

Nota da trilogia: 10
Nota do primeiro filme: 7
Nota do segundo filme: 10


E que venha novembro logo!! *-*

0 comentários: